Sisu abre seleção para 228 mil vagas em universidades públicas do País

17843910Começaram nesta segunda-feira (11) as inscrições para ingresso em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em todo o Brasil, o programa vai oferecer 228 mil vagas, em 131 instituições de educação superior.

No Rio Grande do Sul, são mais de 18 mil vagas oferecidas.

A universidade com maior número de vagas no Estado é a Federal do Pampa (Unipampa), com 3.180 inscrições, seguida da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com 3.133, e de Rio Grande, com 2.440.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) selecionará pela primeira vez 80% dos alunos pelo Sisu, com 2.228 novas vagas. Já a UFRGS reserva 30% das vagas, que corresponde a 1.654 lugares.

As inscrições do Sisu são feitas exclusivamente pela internet até quinta-feira (14). Para se inscrever, o estudante precisa ter participado do Enem e ter obtido nota acima de 0 na prova de redação.

Porém, alunos com pendências de documentos com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) ainda não conseguiram acessar o resultado na internet do Enem, três dias após a divulgação. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Inep, que diz que os casos são pontuais e devem ser resolvidos direto com a central de atendimento.

Mais detalhes

O candidato ao Sisu pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência, e mudar durante todo o período de inscrição. Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para o estudante ter a chance de entrar naquela universidade que escolheu.

O resultado será divulgado no dia 18 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.

GAÚCHA