20902870Uma submetralhadora foi apreendida com uma aluna de 13 anos da Escola Municipal Hugo Engelmann, no bairro Liberdade, em Novo Hamburgo. A ocorrência foi registrada na manhã de terça-feira (31). Conforme o secretário de segurança do município, Felipe Nunes, uma denúncia anônima levou os policiais até a escola. É a primeira vez que ocorre uma apreensão de uma arma de tamanho potencial ofensivo em uma escola do município.

Os policiais revistaram a sala no momento em que os colegas estavam no pátio. A arma estava na mochila da menina. A adolescente primeiro disse que não sabia como a arma parou ali. Depois, afirmou que a irmã colocou a submetralhadora nos pertences dela. No entanto, a versão não convenceu os guardas, que levaram a menina para a delegacia acompanhada da mãe.

A arma é semelhante à usada pela Brigada Militar e será encaminhada para perícia. Seria fabricada de forma caseira, segundo o secretário. Um carregador com munição de 9 milímetros também estava na bolsa.

A menina e a mãe foram liberadas após depoimento e assinatura de termo circunstanciado. Hoje, a Secretaria Municipal de Educação vai fazer atendimento psicológico com a adolescente e demais alunos da instituição. A segurança foi reforçada.

O caso será investigado para constatar se há um esquema de fabricação ilegal de armas no município.

Os professores da escola foram orientados a não falar com a reportagem.

GAÚCHA