suseppppeAgentes penitenciários realizaram, nesta sexta-feira (26), a operação Vento Norte VI, em celas do Módulo 4 da Penitenciária Modulada Estadual de Osório. A ação iniciou às 5h da manhã e teve objetivo de manter a ordem e desarticular possíveis ações de grupos criminosos.

“Estamos desarticulando condutas ilícitas, mostrando um Estado atuante no combate ao crime de dentro das cadeias”, informou o delegado penitenciário regional da 1ª (Vale dos Sinos e Litoral), Sandro de Oliveira.

As operações são coordenadas pelo Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) e ocorrem em todas as nove regiões e casas especiais, aleatoriamente. Conforme o diretor do DSEP, Angelo Carneiro, essas ações retiram possíveis materiais ilícitos, identificam lideranças negativas e ainda transferem apenados para outras casas prisionais.

Os trabalhos são desenvolvidos em conjunto com as agências da Divisão de Inteligência Penitenciária (DIPEN), Grupo de Ações Especiais (GAES), agentes penitenciários das casas prisionais e contam também com o apoio das demais vinculadas da SSP.