Tempo firma na terça-feira, com manhã fria no RS

O tempo firma em grande parte do Rio Grande do Sul, mas também esfria nesta terça-feira. A mínima pode baixar de 5°C em alguns pontos da Campanha e do Noroeste e não se afasta a ocorrência de geada isolada. Já entre a Serra, o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre ainda resta umidade com previsão de céu nublado e períodos de garoa.
O volume de chuva será baixo e sem impacto no nível dos rios, contudo ainda tem água escoando de regiões mais altas em direção aos vales, o que aconselha monitoramento para os níveis. Durante a tarde o sol predomina na maioria das áreas com previsão de vento sul gelado.
As mínimas rondam 5°C em Bagé e 8°C em São José dos Ausentes. As máximas podem chegar a 20°C em Santa Rosa e 23°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 17°C.
Grande parte de agosto teve muito frio e a presença de chuva no Estado. Nos dois últimos dias do mês e no primeiro dia de setembro um evento de precipitação com altíssimos volumes trouxe acumulados de 100 mm a 150 mm para a maioria das regiões, com marcas acima de 200 mm em pontos do Sul gaúcho. Assim, em somente três dias choveu mais do que a média de agosto.
Esses eventos de chuva excessiva vão se repetir agora na primavera. O tempo seco vai predominar na primeira quinzena de setembro. Na segunda metade do mês a frequência de chuva tende a voltar a aumentar, mas não necessariamente com volumes tão elevados como os dos últimos dias. O risco é alto de novos episódios de chuva volumosa principalmente no último trimestre do ano, em especial nos meses de outubro e novembro.