Ufrgs divulga edital do vestibular 2016

A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) divulgou nessa quinta-feira o edital do Concurso Vestibular 2016, que oferecerá 4.017 vagas distribuídas em 91 cursos de graduação. A oferta corresponde a 70% das vagas de ingresso na instituição; e as demais 30% serão providas via Sistema Unificado de Seleção Universitária (Sisu/MEC).

A novidade para 2016 é a oferta do curso de Letras/bacharelado em Formação Tradutor e Intérprete de Libras, com 21 vagas para ingresso no 1° semestre do ano. As provas do vestibular serão aplicadas a partir do segundo domingo de janeiro, e os candidatos responderão a questões em áreas do Conhecimento: Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; Língua Portuguesa e Redação; Biologia, Química e Geografia; e História e Matemática.

Na inscrição, é possível optar por utilizar ou não a nota da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 2015, no cômputo do argumento de concorrência.

O programa de Ações Afirmativas da Ufrgs reserva, no mínimo, 50% das vagas em todos os cursos para alunos oriundos de escolas públicas, de acordo com a autodeclaração étnico-racial e a faixa de renda, nas seguintes categorias: Ra, para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita; Rb, estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial; Rc, participantes com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita; e Rd, para inscritos autodeclarados e com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita.

Dados:

Vagas: 4.017, em 91 cursos.
Inscrições: de 18/9 até 13/10, exclusivamente pela Internet.
Taxa: R$ 110,00.
Provas: 10 a 13 de janeiro/2016.
Locais de Exame: Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.
Manual do Candidato: disponível a partir de 18/9, no site do vestibular.
Site: www.vestibular.ufrgs.br .

ufrgs