Vacina contra a gripe precisa ser feita antes do inverno para apresentar resultados

Todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem fazer a vacina contra a gripe antes da chegada do inverno. A orientação é do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde (SES) em virtude do tempo que leva para que os anticorpos gerem a proteção necessária.

A campanha começou dia 10 de abril para crianças e gestantes, sendo aberta para os demais públicos elegíveis no dia 22. No total, são 3,8 milhões de gaúchos elegíveis para a vacinação, sendo que mais de 270 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe neste ano no RS.

Além dos órgãos governamentais, a recomendação é apoiada pela Sociedade Brasileira de Imunizações. O presidente da entidade, Juarez Cunha, explica que a vacina age na pessoa como se fosse a doença natural, só que sem causar o quadro clínico e os sintomas.

“Quando tu tens uma gripe, o teu organismo cria anticorpos para combater o vírus. Após a vacina, o organismo identifica o vírus e também produz esses anticorpos, que permanecerão ativos no sistema imunológico por um período”, explica. “Assim, quando tu tiveres contato com o vírus, já vais ter a proteção produzida”, completa.

Ainda conforme o médico, para essa proteção começar a ser efetiva, leva em torno de 15 dias após a aplicação, enquanto o maior efeito precisa de um mês.

A enfermeira responsável pela vigilância da influenza no Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Letícia Garay Martins, também enfatiza que é importante se vacinar agora, durante a campanha e não depois.

“A vacina tem esse tempo de ao menos duas semanas para gerar anticorpos, que irão nos proteger de doenças”, afirma. “Por isso procuramos fazer a vacinação da população o quanto antes possível. Antes de o inverno começar é quando temos a circulação mais intensa do vírus influenza”, acrescenta.

Por esse motivo, a campanha que ocorre no Brasil começa geralmente em abril, que é quando os laboratórios produtores da vacina conseguem começar a entregar as doses atualizadas com os vírus que mais circularam na temporada anterior.

Grupos prioritários na vacinação contra a gripe:

– Crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos)

– Gestantes

– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

– Trabalhadores da área da saúde

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23/04/2019 - Início da campanha da vacinação em povos indígenas na aldeia Van-Kã, dos Caigangue, no bairro Lami. Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Povos indígenas estão entre os grupos prioritários para receberem vacina contra a gripe – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

– Povos indígenas

– Pessoas acima dos 60 anos

– Professores

– Sistema prisional (funcionários e apenados)

– Forças de segurança e salvamento

– Pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias)

Texto: Ascom SES
Edição: Secom