Vacinação contra gripe será liberada para toda população na segunda-feira

CORREIO DO POVO – A partir do dia 3 de junho, a próxima segunda-feira, toda a população poderá se vacinar contra a gripe em todo o Rio Grande do Sul. Por conta da prorrogação, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 59,5 milhões de brasileiros. Em Porto Alegre, mesmo com a chuva hoje pela manhã, o movimento de pessoas do público prioritário para a imunização foi intenso no Centro de Saúde Modelo, na rua Jerônimo de Ornelas, e na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, na rua São Manoel, ambos no bairro Santana. No Modelo, a dona de casa Jandira Camargo, moradora do bairro Azenha, conseguiu levar também a filha para realizar a imunização. “O importante é que as pessoas tenham a consciência de que a vacina é fundamental no combate a gripe”, ressaltou. 

Dentro da campanha de vacinação, até as 10h desta sexta-feira, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 431.142 pessoas buscaram os postos na Capital, o que representa 69,7% dos grupos prioritários. Integram a campanha: as gestantes, puérperas, crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Porto Alegre recebeu aproximadamente 615 mil doses de vacina do Ministério da Saúde. De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, a Capital deveria imunizar 90% das 607.042 pessoas que integram grupos prioritários. De todos os grupos, apenas puérperas, indígenas e professores superaram o índice esperado. Pessoas com doenças crônicas, gestantes e crianças apresentaram os menores percentuais. O secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer, disse que é muito importante a busca pela imunização. “É através da vacina que as pessoas conseguem prevenir agravos causados pelo vírus”, destacou.

O Ministério da Saúde informou que até o dia 29 de maio, 44,6 milhões de pessoas buscaram os postos de vacinação, o que representa 75% da população-alvo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4 milhões de pessoas. Dois estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%). Outros estados estão bem próximos e já ultrapassaram os 85%: Pernambuco (89,6%), Minas Gerais (86,7%), Espírito Santo (85,7%) e Alagoas (85,5%). Já os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (57,6%) Acre (64,9%) e São Paulo (65,4%). Em todo o país, a campanha permanece com uma estrutura formada por cerca de 41,8 mil postos de vacinação e com a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.  

Foto: Alina Souza