Vacinação contra o HPV para meninas de nove a 11 anos segue até fim do ano

Meninas com idade entre nove e 11 anos têm até o final do ano para procurar a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. As jovens, que no início do ano, receberam a primeira dose devem agora tomar a segunda, prevista para depois de seis meses. Da mesma forma, quem não chegou a começar o esquema, ou no ano passado recebeu apenas uma dose, também pode fazer a vacina. A estratégia para a aplicação ocorre nas escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme organização e calendário dos municípios. No RS, são cerca de 240 mil meninas dentro dessa faixa etária. Até este momento, 131 mil já receberam a primeira das três doses recomendadas.

Em março deste ano, com o início do calendário escolar, as pré-adolescentes começaram a ser imunizadas. Assim, a partir deste mês de setembro, quando completam seis meses da primeira aplicação, elas devem receber a segunda dose. A imunização é completada com a terceira dose, cinco anos após a primeira. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) reforça a importância para que todas as meninas de nove, 10 ou 11 anos ao menos iniciem o esquema até o final do ano. “A partir de 2016, a primeira vacina contra o HPV passa a ser oferecida exclusivamente para as meninas de nove anos de idade, assim, aquelas que não tomarem a primeira dose até 31 de dezembro acabarão perdendo a oportunidade de se proteger”, salienta a chefe da Divisão Epidemiológica do Cevs, Tani Ranieri. No próximo ano, aquelas com mais de nove anos só poderão receber a vacina se já tiverem recebido a dose inicial em 2015.

A vacina está disponível nas cerca de 1,8 mil Unidades Básicas de Saúde do Estado. Em alguns municípios, a imunização também ocorre nas escolas públicas e privadas. Nas instituições de ensino, para receber a primeira vacina as meninas precisarão apresentar o Termo de Autorização para Vacinação assinado pelos pais ou responsáveis. Esse documento estará disponível nas escolas e no site da Secretaria Estadual da Saúde.

MD_20150910163352vacinahpv__manuella_brandolff_especial_palacio_piratini_01