Veículos do transporte intermunicipal vão ter lotação definida por modelos de distanciamento

Transporte intermunicipal no Litoral Norte vai funcionar com 75% da sua capacidade de lotação.

A partir desta semana, linhas regulares e de fretamento e turismo do transporte intermunicipal do Rio Grande do Sul começaram a operar com ajustes no limite de passageiros. A capacidade varia conforme a bandeira do distanciamento controlado do local de embarque ou destino.

O número de ocupantes dos ônibus ou micro-ônibus passa a ser definido pelas cores da bandeira que identificam os protocolos de distanciamento controlado de cada região, de acordo com o Decreto Estadual no 55.240, publicado no último domingo (10). Assim, a lotação máxima pode chegar a 75% do total de assentos em veículos que saem ou chegam aos locais de bandeira amarela (com menor risco para a Covid-19).

Para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) –, o documento permite a ampliação da capacidade no transporte de passageiros. Antes do decreto, as linhas regulares e de fretamento e turismo podiam circular apenas com 50% de lotação.

Por estarem em bandeira laranja, os municípios do Litoral Norte vão ter o seu transporte intermunicipal funcional com 75% na sua capacidade máxima. A seguir veja como deve ser aplicada a nova medida de acordo com a cor da bandeira de cada região.

BANDEIRAREGULARESPECIAL
Amarela75%75%
Laranja75%75%
Vermelha50%25%
Preta50%Fechado


FOTO: Daer