VII Mostra de Ciências e do Conhecimento é sucesso em Santo Antônio da Patrulha

562e6248ad98026102015152632Aconteceu na última quinta-feira, 22 de outubro, no Salão Paroquial da Cidade Alta, a VII Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha, expondo trabalhos de alunos das escolas da Rede Municipal e Estadual, de todos os níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio). O evento é promovido pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Polo Universitário Santo Antônio e com o Campus da Universidade Federal de Rio Grande (FURG – SAP).

A sétima edição da feira, que tem como objetivo dar visibilidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas em diferentes áreas do conhecimento, incentivando a formação de professores e alunos contou com o total de 70 estandes, sendo que 68 deles eram de exposições de pesquisas e dois pertenciam aos organizadores e à Secretaria da Saúde, que esteve presente através do setor de Saúde Bucal, com o “Escovódromo”, um trabalho de orientação sobre o modo correto de realizar a escovação e higienização dental.

Os trabalhos foram desenvolvidos de acordo com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (19 a 25 de outubro), “Luz, Ciência e Vida”, e, para selecionar as pesquisas participantes, cada escola realizou sua própria feira estudantil, podendo inscrever até dois projetos por nível de ensino. Foram convidadas todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Santo Antônio.

A comissão avaliadora, formada por professores da FURG e UFRGS, julgou os trabalhos expostos, dividindo-os nas categorias “Escolas de Educação Infantil”, “Anos Iniciais”, “Anos Finais” e “Ensino Médio”. Na oportunidade, houve a escolha dos alunos a serem contemplados com Bolsas CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), sendo eles Priscila Brito Santos, da Escola Felisberto Luiz de Oliveira, Maria Renata Portal Cônsul e Andressa Giovana Knevtz da Escola Nossa Senhora Medianeira; Liane Vidal da Silveira, da Escola Profª Gregória de Mendonça e Andressa dos Santos Muniz, do Instituto Estadual Santo Antônio. Estas bolsas conferem aos alunos o direito de realizar estudos e pesquisas científicas no programa de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande (Campus de SAP), além de receberem um valor mensal de auxílio nos estudos;

Na avaliação da Secretária Josélia Fraga, esta foi a melhor edição da Mostra. “Foi uma feira de alto nível. Os avaliadores eram, na sua maioria, doutores, que julgaram todas as pesquisas de forma extremamente imparcial e técnica. As exposições foram, realmente, de caráter científico, o que qualificou o evento. A Mostra de Ciências e do Conhecimento foi um sucesso desde a sua organização até os trabalhos apresentados”, afirmou Josélia, que também destacou o aumento no número de visitantes em relação às edições anteriores.

Confira abaixo a premiação final dos trabalhos participantes da VII Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha:

Categoria Escolas de Educação Infantil:

“De onde vem a nossa energia”

Escola Municipal de Educação Infantil Balão Mágico

“O Rabo da Lagartixa”

Escola Municipal de Educação Infantil Balão Mágico

“Conhecendo o passado”

Escola Municipal de Educaçao Infantil Baby Pinguinho

Categoria Anos Iniciais:

“Energia eólica, uma alternativa sustentável ao alcance de nossas mãos”

Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Machado

“Quem foi que disse”

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima

“Indígena, do passado ao presente”

Escola Municipal de Ensino Fundamental José Telmo Martins.

Categoria Anos Finais:

“Mocinho ou vilão”

Escola Municipal de Ensino Fundamental José Inácio Machado Ramos

“Energia, um olhar sobre uma ação sustentável”

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira”

“Da Natureza para a saúde – Inseticidas naturais e brinquedos aromáticos e terapêuticos”

Escola José Telmo Martins de Sertão do Cantagalo

(Trabalho indicado pela comissão avaliadora para participar da FEBRACE em São Paulo)