Prefeitura já fez mais de 300 recolhimentos de cavalos abandonados

Os cavalos soltos em ruas e avenidas causam diversos acidentes por ano no Brasil. Muitas destas colisões tiram a vida do animal e também das pessoas envolvidas. Infelizmente, a cada dia que passa mais cavalos são encontrados soltos pelas ruas de Tramandaí e, na maioria das vezes, extremamente debilitados.

A Secretaria de Pesca e Agricultura realiza um amplo trabalho na cidade para recolher os animais e levar até o Curral Municipal, mas nem sempre é possível salvar a vida dos mesmos.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado e em pé

Segundo o Secretário Beto Ceneu, nestes últimos 8 meses em que ele está à frente da pasta, cerca de 300 atendimentos já foram feitos. “Lamentavelmente alguns proprietários tem dois, três cavalos e usam eles até esgotarem suas forças, depois abandonam pela cidade. Em alguns casos, quando chegamos ao local, o animal já está sem vida”, cita o Secretário.

Muitos são reincidentes. Alguns cavalos já foram recolhidos cerca de 8 vezes neste último ano. Uma vez no Curral, o proprietário tem que procurar a Secretaria de Pesca e Agricultura para retirar o equino. A Secretaria adquiriu recentemente um novo reboque para atender a demanda.

A Prefeitura de Tramandaí disponibiliza no último sábado de cada mês exames de mormo e anemia infecciosa nos cavalos. Tudo isso para evitar a proliferação de doenças e garantir a saúde dos animais, que mais do que meio de transporte, são responsáveis diretamente pelo sustento de inúmeras famílias.

“Pedimos que as pessoas cuidem mais dos seus animais. Encontramos muitos cavalos fracos, quase sem forças, carregando muito peso e mal alimentados. Pedimos que os proprietários entendam que a boa saúde do animal é fundamental para eles seguirem trabalhando”, completou Beto Ceneu.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Serviço:

– Curral Municipal de Tramandaí

– Rua Angélica Dihl, 593, Bairro Humaitá

– Fone da Secretaria de Pesca e Agricultura: (51) 3684 9075