A baleia encontrada morta na praia de Altântida Sul, foi retirada do mar no final da manhã desta quarta-feira (1º/02). Acompanhados por integrantes do Projeto Botos da Barra, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), Fepam e Patram, profissionais das Secretarias do Meio Ambiente, Obras e Agricultura retiraram o mamífero da espécie de Bryde, mesma espécie do animal encontrado no último dia 18 em Balneário Presidente.

Dados como idade estimada entre cinco e sete anos, peso de aproximadamente  20 toneladas e comprimento de 10m84cm, só foram divulgados depois que uma retroescavadeira virou a baleia para facilitar a avaliação técnica.

 O Ceclimar coletou ossos, pele e gordura da baleia que serão analisados em laboratório para verificar a causa da morte. O animal é da mesma espécie de outra baleia encontrada em Balneário Presidente no dia 18 deste mês.

Segundo o Secretário de Agricultura de Osório, Carlos Fontoura, a baleia está sendo enterrada na areai, s proximidades de onde estava encalhada.