Manifestantes protestam contra o governo em Porto Alegre

d12ea5df-96d8-43ab-b6a1-3d5f770908c9_500Uma multidão tomou toda a fachada do Palácio Piratini e da Assembleia Legislativa, na noite desta quarta-feira, para protestar contra o governo Dilma Rousseff. O que começou como um grupo de centenas de pessoas no Parcão, numa manifestação contra a nomeação do ex-presidente Lula na Casa Civil, ganhou volume ao longo de uma caminhada pela avenida Independência e chegou ao Centro com cerca de 25 mil pessoas.

Os gritos de “Fora PT”, ecoaram na Duque de Caxias, enquanto o enorme contingente de pessoas se aproximava do Piratini. Cerca de 20 policiais da Tropa de Choque se posicionaram em frente ao prédio do Governo do Estado e instalaram divisórias para evitar a aproximação. A multidão passava e o apoio em ruas paralelas vinha de buzinaços nos desvios de trânsito e, ainda, dos panelaços nas janelas de diversos prédios.

Enquanto os diferentes chamados se multiplicavam em protesto na passeata, alguns logo que chegaram ao Piratini, definiram missão cumprida e já começaram a caminhada de volta para casa, por volta das 22h30min. Mas a grande maioria ficou.

Os discursos, dentro da manifestação, miravam quase o tempo todo nas figuras da presidente Dilma e de Lula. Alguns também pregavam a saída de Renan Calheiros e Eduardo Cunha, mas as faixas em sua maioria pediam impeachment e a saída do PT do cenário político.01a367b5-7cf9-40ea-b3d7-ff5d1b433f1f_500

Diversas gaiolas colocavam o boneco pixuleco e caricaturas da presidente Dilma atrás das grades. Outros cartazes, destacavam o trabalho da Polícia Federal. Em dado momento, o grito da multidão foi “Orgulho nacional, Polícia Federal”. No ápice do manifesto, a aglomeração cantou os hinos Nacional e Rio-Grandense, seguidos dos gritos de protesto e “1, 2, 3, 4, 5 mil, ou a Dilma renuncia, ou paramos o Brasil”.

O grupo também convocava para uma manifestação a ser realizada na manhã desta quinta-feira, em frente à sede da Polícia Federal.