A prefeitura de Osório, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude lançou na manhã desta terça-feira, (14) o Projeto ‘Quem canta seus males espanta – Programa Cultura é Saúde, todos unidos em combate à pandemia do Novo Coronavírus’. De acordo com o Secretário da pasta, Rossano Teixeira, o projeto visa oportunizar aos artistas locais, que vivem exclusivamente do seu fazer artístico, uma maneira de receber, mesmo que um valor simbólico, algum cachê que contribua com as suas despesas, neste período de pandemia.

Serão realizados inicialmente 50 vídeos culturais, no valor de R$ 200 cada, onde poderão participar artistas nas diferentes áreas de atuação que comprovadamente vivam profissionalmente da sua arte. “A parceria com a Sesmaria da Poesia Gaúcha, respeitando a lei de patrocínio, foi à maneira legal e com maior agilidade para atender está demanda, e que também viabiliza maior organização de todo o processo”, destacou Rossano.

Os interessados em participar, devem entrar em contato pelo telefone (51) 98606-6667 com Julio Ribas, integrante da Sesmaria da Poesia Gaúcha. O projeto é de acordo com a Lei nº 6.383, de 14 de abril de 2020, que autoriza o Poder Executivo a conceder patrocínio institucional a Associação Cultura Sesmaria. Ele foi aprovado pela Câmara de Vereadores da segunda-feira (13) e passou a valer a partir de terça, quando foi publicado no Diário Oficial.

Segundo a Lei, o Poder Executivo está autorizado a conceder patrocínio institucional no valor de dez mil reais a Associação Cultura Sesmaria. O valor repassado servirá para custear as despesas com o ‘Programa Cultura é Saúde, todos unidos em combate à pandemia do Novo Coronavirus’, que consiste na “contratação de artistas locais pela patrocinada para divulgação de ações visando orientar a população em ações com objetivo de diminuir a disseminação do Novo Coronavirus e produção do material publicitário”.

Foto: PMO