As Agências FGTAS/Sine estão fechadas devido aos decretos que o governo do Estado publicou em razão do enfrentamento ao Coronavírus. Para encaminhar o benefício do seguro desemprego, cadastrar recurso e acompanhar o requerimento desde a habilitação até o pagamento das parcelas, o trabalhador pode usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no celular (aba benefícios) ou o site: www.gov.br. Em caso de dúvida, é possível buscar orientação por telefone na Agência FGTAS/Sine: (51) 98443-4213.

O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após sete dias da dispensa, por meio do Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Tendo acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas acontecerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorram problemas no encaminhamento do seguro-desemprego on-line, é preciso entrar em contato por meio do telefone 158. Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve enviar e-mail para fgtas@fgtas.rs.gov.br.

Para requerer o seguro desemprego ou para mais informações acesse o link: estado.rs.gov.br/upload/arquivos//20122341-cartilha-jornada-digital-do-seguro-desemprego.pdf.