Semana Estadual da Pessoa com Deficiência se inicia nesta sexta-feira

Para promover o debate, diálogo e reflexões sobre a importância da participação das pessoas com deficiência na sociedade, se inicia nesta sexta-feira (21), a 21ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. A atividade, promovida pela Faders Acessibilidade e Inclusão (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS), será aberta oficialmente às 9h30, no Palácio Piratini. O ato terá a presença de vários secretários estaduais, especialmente o da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, e do presidente da Faders, Roque Bakof. A programação completa ocorre a partir desta sexta (21) até a próxima sexta-feira (28) com atividades nas áreas da educação, saúde, cultura, paradesporto, comunicação, trabalho e empreendedorismo.

Serão oito dias voltados à inclusão e promoção com o intuito de conscientizar a sociedade quanto aos direitos das pessoas com alguma deficiência, e principalmente estimular o protagonismo das mesmas e o empoderamento. De acordo com o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, é necessário abrir espaços para diálogos de ações de autonomia, com a ideia de que as pessoas com deficiência são seres sociais, com direitos, e que podem e devem ainda ser protagonistas de suas vidas. “Temos que ultrapassar a visão de que acessibilidade e inclusão não são um favor a pessoas com deficiência, mas a criação de condições para que elas se expressem nas suas potencialidades. Isso é um ganho total da sociedade”. Bakof fez ainda um chamamento às famílias para que elas incentivem as pessoas com deficiência a irem em busca do protagonismo e emancipação, tanto para as atividades sociais, culturais, e esportivas, como, principalmente, nas atividades profissionais.

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede); Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Secretaria Estadual de Saúde e equipe Proser; Secretaria Estadual da Educação; Secretaria da Cultura e Casa de Cultura Mário Quintana; Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, juntamente com a Fundergs; Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social; Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH); Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado (SRTE/MTE), Grupo CEEE, Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e demais colaboradores.

A 21ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência segue até o próximo dia 28. Confira aqui a programação completa da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. max1438193040Cartaz_da_Semana_Estadual_da_PcD