pedágioA partir desta quinta-feira (25), usuários da Freeway e da BR-290, entre Osório e Eldorado do Sul, podem pagar a tarifa dos três pedágios de forma antecipada através do aplicativo da Concepa. O novo modelo de pagamento, batizado de MobCash, é inédito nas rodovias do país e faz parte de uma pesquisa feita em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Pelo smartphone, no aplicativo da concessionária, o motorista escolhe a praça de pedágio e o número de vezes em que passará pelo trecho. O valor da compra é gerado automaticamente, e a transação é feita por meio de um site de pagamento seguro, com cartão de crédito.

Após a realização da compra, o sistema gera um código de barras (QR Code). Quando o usuário chega na pedágio, deve se dirigir até a cancela sinalizada, onde o código será lido diretamente do aplicativo com um aparelho pelo atendente para validar a passagem do veículo.

Durante o Carnaval de 2017, 71% dos motoristas consultados pela Concepa afirmaram que utilizariam o pagamento online para adquirir os tickets do pedágio de forma antecipada. O estudo terá tempo de duração limitado, até que o valor em vendas estipulado pela pesquisa seja alcançado. Mais informações sobre o modelo podem ser consultadas aqui.

GAÚCHA